Existem diversas ocasiões em que brindes corporativos se encaixam para transmitir mensagens, garantir uma experiência positiva, gerar memórias afetivas e...
Você já foi a um evento e voltou para casa com vários produtos? Ou participou de uma confraternização em sua empresa e ficou muito feliz ao receber um item customizado que seria muito útil no seu dia a dia? Os brindes personalizados vem se tornando cada vez mais populares, mas é importante se atentar às tendências para não errar no envio dos presentes certos.
Continue a leitura para conhecer as principais tendências em brindes corporativos, quais os produtos mais procurados em eventos e ações de marketing e porque os produtos tecnológicos, em especial, estão fazendo tanto sucesso. Vamos lá?
Quais são as principais tendências em brindes corporativos?
As principais tendências em brindes corporativos para os próximos anos estão voltadas para a inovação e, principalmente, a sustentabilidade. Muitas empresas estão optando por produtos ecológicos, como canecas, mochilas e cadernos feitos de materiais reciclados ou biodegradáveis.
Essa demanda por itens sustentáveis reflete a preocupação com o meio ambiente e também na transmissão de uma imagem positiva e consciente para clientes e colaboradores.
Outra tendência forte para o próximo ano é a personalização — as marcas estão investindo em oferecer brindes úteis e que também carregam a identidade visual e os valores da empresa de maneira única.
Por exemplo, uma empresa de tecnologia pode presentear os colaboradores como power banks personalizados que tenham seu logotipo, enquanto uma marca de lifestyle pode optar por ecobags estilosas, com estampas exclusivas e que lembrem a identidade visual da organização.
Lembrando que a oferta de brindes pode ser usada em várias estratégias de marketing, como ações de engajamento e campanhas promocionais, ajudando a fidelizar clientes e aumentar a visibilidade da marca.
Quais brindes corporativos são mais procurados em eventos e ações de marketing?
Para desenvolver ações de marketing mais efetivas, muitas empresas estão investindo na oferta de brindes específicos, conforme a área de atuação da empresa e o perfil dos seus consumidores. Veja a seguir algumas das opções mais buscadas.
1. Brindes tecnológicos
Brindes como carregadores sem fio são super populares, sobretudo em empresas da área de tecnologia, garantindo que os participantes se mantenham conectados e satisfeitos.
2. Brindes ecológicos
Outra opção que também tem aparecido em diversas estratégias são os brindes ecológicos, como sacolas reutilizáveis e garrafas que promovem a sustentabilidade.
3. Brindes funcionais
Além disso, brindes funcionais, como agendas e canetas premium, são sempre uma escolha acertada, pois agregam valor ao dia a dia dos colaboradores e consumidores.
4. Brindes que envolvem uma experiência
Também é possível perceber uma crescente procura por brindes que envolvem experiências, como kits viagem e brindes personalizados para o bem-estar. Esses produtos ajudam a aumentar o engajamento e a percepção de valor, criando um vínculo mais forte com os colaboradores e clientes.
Por que os brindes tecnológicos são a maior tendência no mercado corporativo?
A tecnologia está cada vez mais presente na vida das pessoas, seja no lado pessoal, seja no ambiente corporativo. Por isso, os brindes tecnológicos vêm fazendo cada vez mais sucesso, já que eles têm um alto valor percebido e são super úteis no dia a dia de clientes e colaboradores.
Produtos como power banks, carregadores sem fio, fones de ouvido bluetooth e gadgets inteligentes viraram os queridinhos de eventos e ações promocionais pois, além de práticos, trazem uma imagem moderna e inovadora para as empresas.
Essa é uma opção de brinde perfeita para empresas que querem se destacar no mercado e mostrar que estão sempre atualizadas. É uma forma de mostrar aos seus colaboradores e clientes que o negócio valoriza a inovação e a praticidade.
Outro ponto interessante é que esse tipo de brinde costuma ter uma longa vida útil: ou seja, a lembrança da marca ficará na cabeça do público por muito mais tempo. Quando uma pessoa usa um power bank que ganhou em um evento, por exemplo, a marca estará sempre presente no seu dia a dia.
Como os brindes corporativos ajudam a melhorar o engajamento e a retenção de colaboradores?
Pensando em campanhas internas, os brindes corporativos são uma ótima maneira de melhorar o engajamento e a retenção de colaboradores. Quando usados em estratégias de engajamento dos times, eles ajudam a aumentar a motivação e a satisfação da equipe.
Afinal, quem não gosta de receber um presente? Inclusive, o mercado mundial de brindes corporativos tem expectativa de crescer 6% em 2024, movimentando um valor de US$ 125,88.
Mas quais os tipos de brindes que os colaboradores realmente preferem? Itens úteis, como canecas personalizadas, cadernos legais e até mesmo gadgets são os mais apreciados.
Já em relação aos momentos em que os brindes corporativos são bem-vindos, há várias situações oportunas para isso: em novas contratações, você pode oferecer kits de boas-vindas, que geralmente incluem produtos que refletem a cultura da empresa, mostrando que o novo colaborador é valorizado desde o início.
Em eventos internos, como aniversários corporativos ou comemorações de metas atingidas, dar presentes personalizados fortalece o clima de celebração e união.
Já escolheu o próximo brinde da sua empresa?
E então, conseguiu entender as tendências em brindes corporativos? Temos certeza que, com tantas opções fazendo sucesso entre clientes e colaboradores, ficará fácil encontrar as melhores opções de presentes para o seu negócio ofertar!
Se você quer ver um exemplo prático de como essa estratégia é adotada na prática? Então confira este outro post em nosso blog em que explicamos como agências de marketing usam brindes personalizados em suas estratégias.