Existem diversas ocasiões em que brindes corporativos se encaixam para transmitir mensagens, garantir uma experiência positiva, gerar memórias afetivas e...
Segundo o estudo da Gitnox, 80% das pessoas recordam a marca do brinde recebido nos últimos 24 meses. Se você quer que a sua empresa fique na mente dos consumidores e, melhor, tenha aumento nas vendas e fidelizações, investir em cortesias promocionais é uma ótima estratégia.
Neste artigo, você entenderá o que é uma campanha promocional, qual o papel dos brindes nesse processo, como escolher o presente ideal para sua promoção e quais as melhores práticas para usar esses presentes em diferentes contextos.
O que é uma campanha promocional e qual o papel dos brindes?
Uma campanha promocional é uma estratégia de marketing que busca atrair a atenção do público e impulsionar as vendas, sendo muito importante para qualquer empresa que queira se destacar no mercado.
Essa ação pode envolver descontos, concursos ou gifting — tudo para criar um buzz em torno da marca e incentivar a compra de produtos ou serviços.
Os brindes promocionais, por sua vez, atraem os clientes e também ajudam a fixar a marca na memória das pessoas. Quando alguém recebe um item útil, como uma caneca ou uma mochila, é provável que se lembre da empresa na próxima vez que precisar do produto ou serviço oferecido.
Os principais objetivos de uma campanha promocional incluem aumentar a visibilidade da empresa, gerar leads e fidelizar consumidores. Ao fazer isso oferecendo algo de valor, a empresa cria uma conexão emocional com o consumidor e o torna mais propenso a voltar.
Como definir o brinde mais adequado para sua promoção?
Agora você já sabe o que é uma campanha promocional e o papel dos brindes para fidelização de clientes, mas como escolher o produto ideal? Para encontrar a resposta, você deve se fazer algumas perguntas.
Quem é o meu público-alvo?
Conhecer o perfil das pessoas que você quer alcançar é fundamental. Por exemplo, se o seu público é jovem e antenado em tecnologia, brindes como fones de ouvido ou carregadores portáteis podem fazer sucesso.
Qual é o objetivo da campanha?
Se você quer aumentar a visibilidade da marca, brindes úteis, que as pessoas realmente vão usar no dia a dia, como canetas e cadernos são ótimas opções. Agora, se você pretende passar uma imagem de sustentabilidade, pense em presentes ecológicos, como sacolas ecológicas ou canudos de metal.
Como você quer associar o brinde à sua marca?
Não subestime o poder da personalização: brindes com o nome da empresa ou uma mensagem especial ajudam a criar uma conexão emocional com os clientes, aumentando o recall da sua campanha.
Quais são as melhores práticas para usar brindes em campanhas promocionais?
Usar brindes em campanhas promocionais é uma maneira incrível de engajar o público e fortalecer a sua marca. O primeiro passo é criar uma estratégia de distribuição eficaz, então pense em como distribuir os brindes durante os eventos, como feiras e exposições, ou oferecer os online, como parte de compras ou em sorteios nas redes sociais.
Esses presentes têm um impacto muito positivo no engajamento e fidelização de clientes. O McDonald’s é um dos maiores casos que comprovam isso: quantas pessoas, incluindo crianças e adultos, não compram um lanche só para receberem os brindes exclusivos?
Outra dica é focar no uso de presentes em eventos corporativos, promoções sazonais e campanhas de marketing digital. E não se esqueça dos brindes sustentáveis: além de serem eco-friendly, eles mostram que a sua empresa se preocupa com o meio ambiente, que pode ser um grande diferencial no mercado.
Como usar esses brindes durante uma campanha?
Agora que você já sabe sobre a importância dos brindes, veja algumas dicas práticas de como utilizá-los em suas estratégias:
- Concursos e sorteios — use brindes como prêmios para incentivar a participação do público;
- Programas de fidelidade — crie programas em que os clientes acumulem pontos para ganhar brindes exclusivos;
- Brindes personalizados — segmente seus clientes em grupos de interesse e dê brindes que se conectem diretamente com cada um;
- Brindes temáticos — aproveite datas especiais para dar presentes que reforcem a conexão emocional com o público.
Como os brindes podem aumentar o retorno sobre o investimento (ROI) das suas campanhas promocionais?
Além de todos os benefícios que já falamos ao longo desse texto, o uso de brindes em campanhas promocionais pode ser um ótimo jeito de aumentar o retorno sobre o investimento.
Segundo dados da Nuvemshop, 76% dos consumidores tendem a voltar a comprar em uma loja online que oferece cortesias, pois eles pretendem ganhar brindes novamente.
Uma pesquisa da Marketing Promotion & Advertising Association também mostrou que 83% das pessoas gostam de receber brindes e 60% afirmam que eles podem influenciar na sua decisão de compra.
O custo-benefício dos brindes personalizados é outro ponto a se considerar, já que presentes que se alinham com a identidade da marca podem render outros retornos, não só em relação a dinheiro. Um brinde útil, como caderno com a logo da marca, faz com que o cliente se lembre da empresa por mais tempo, além do fato de que o produto ser utilizado no dia a dia mantém a sua marca sempre em evidência.
Portanto, agora você já sabe o que é uma campanha promocional e qual o papel dos brindes nesse processo, como escolher o presente ideal para os seus consumidores e quais as melhores práticas para usar essa estratégia com inteligência.
Se você quer entender melhor como a oferta de brindes funciona na prática, confira este outro post em nosso blog no qual explicamos como as agências de Publicidade utilizam essa estratégia em suas campanhas de marketing!